Um novo olhar sobre a Síria

A guerra civil na Síria já dura há seis anos e, no geral, sua raiz e história ainda são desconhecidas. Samira Adel Osman, professora da Unifesp especializada em história do Oriente Médio, conversou com alunos do Ensino Médio sobre a situação atual do país e os motivos históricos que o levaram a guerra civil.

IMG_1651

A conversa foi peça chave para ampliar ideias: Osman deu uma verdadeira aula para os alunos sobre a complexidade da história da Síria e do Oriente Médio, destacando como os principais grupos da sociedade síria se relacionavam e como grupos terroristas, como o ISIS, conquistaram um espaço tão grande no país. Tais informações facilitam a forma como o aluno compreende e se coloca no mundo atual.

IMG_1961

Com o teatro lotado, a historiadora esclareceu muitas dúvidas dos alunos a respeito do governo sírio e das posições tomadas pela comunidade internacional diante do conflito. Houve muito interesse por parte dos alunos em aprender mais sobre a história do Oriente Médio, já que no, currículo escolar brasileiro, essa questão é pouco abordada.

IMG_1956

A Coordenadora de História, Ana Cíntia de Albuquerque, destaca a importância da vinda da historiadora. “É muito importante trazer uma historiadora especializada –  que, de fato, compreende os fatos históricos e não apenas o cenário atual. Ela explicou aos alunos como o passado influencia o momento que estamos vivendo”, explicou a coordenadora.