Ó Pátria Amada Brasil!

Publicado em 08/06/13

Por Vinícius Lombardi Alves, 3H2.

“Apesar de todos os problemas existentes e presenciados no dia a dia brasileiro, ainda restam vários motivos para se ter orgulho da maior nação da América do Sul. Por mais que os brasileiros lamentem as infelicidades de seu país, motivos para o enaltecer não faltam.

A quantidade de defeitos que o Brasil traz consigo é notável. A terra verde e amarela é um dos territórios com maior desigualdade social em todo o mundo. A pobreza extrema sempre foi um cenário abundante, em meio a uma pequena elite detentora da riqueza. Junto com as camadas médias, essa parcela toda da sociedade brasileira tem de lidar com a taxação abusiva sobre praticamente tudo que é vendido em território nacional.

No entanto, as qualidades do Brasil, apesar de não ofuscarem seus defeitos, são capazes de contrabalancear a disputa a seu favor. Sua cultura única, com diversos estilos musicais próprios e grandes nomes da mesma como Tim Maia, Caetano Veloso, Roberto Carlos e Cássia Eller são reconhecidos mundialmente, enquanto nos esportes o país é “hors-concours”, sendo o único pentacampeão de futebol e terra de origem de diversos atletas topo de linha, como Pelé, Ayrton Senna e Gustavo Kuerten. Ambientalmente possui a maior bacia hidrográfica do mundo, além do maior rio e de uma bela flora e fauna. Economicamente, o maior país sul americano foi um dos que mais cresceu no início do século, e está erradicando cada vez mais a pobreza, além de ser líder global no combate às DSTs, dono de um ensino privado que leva as empresas estrangeiras à recrutar jovens do país para suas instituições e de ser a nação mais empreendedora do mundo e que mais atrai capital estrangeiro. Enquanto isso, seu povo é visto mundialmente como  educado e hospitaleiro.

Portanto, pode-se notar o quão fantástico o Brasil é, coisa que nem sua própria população nota ou valoriza. O “complexo de vira-lata” do brasileiro, que o faz se sentir inferior aos outros, deve deixar de existir para que os mesmos recuperem seu patriotismo; até porque seus defeitos são notados em diversas nações ao redor do mundo, até mesmo as mais desenvolvidas. Em contrapartida, várias das suas qualidades são únicas dessa terra adorada, o Brasil, a pátria amada.”

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!