“Pola Ley e Pola Grey”

Por Eduardo Pereira Alves, 3B1.

“Pola ley e pola grey é uma frase em português arcaico que significa: ‘pela lei e pelo povo’, e está presente na Medalha da Constituição, dada aos participantes da Revolução de 1932, representando os ideais de um governo que respeitasse a constituição e trabalhasse em prol da população. Esse era, no Brasil, durante a década de 1930, o desejo de alguns grupos que podem ser sintetizados em uma sigla: MMDC. Símbolo de um dos mais conhecidos movimentos pró-democráticos brasileiros, MMDC tem como origem os nomes de quatro jovens: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que morreram em maio de 1932 durante uma manifestação em São Paulo. Foi a partir desse momento que começaram os preparativos para a luta armada que se iniciaria em 9 de Julho de 1932. Após três meses de luta, as tropas leais ao governo federal forçaram os paulistas à rendição. No entanto, mesmo perdendo a luta armada, os paulistas conseguiram, ainda que momentaneamente, que seus desejos fossem cumpridos, sendo organizada uma Assembleia Constituinte que acabou por promulgar a Constituição de 1934 que indicava uma volta ao governo democrático, o que não aconteceu devido ao Golpe do Estado Novo.

Esse pequeno histórico sobre a Revolução de 32 foi feito para mostrar que o povo deve cobrar do governo medidas que considere corretas, seja a volta à democracia, maiores investimentos em educação e saúde ou a retirada do presidente do Senado. Foi graças às pessoas que foram às ruas e batalharam pela democracia que a ditadura deu lugar à democracia que temos hoje. Todas as medidas tomadas pelo governo e pelo povo até agora nos alçaram ao posto de uma das maiores economias do mundo, o que mostra que o Brasil deixou de ser “o eterno país do futuro” para ser o país de um amanhã que para nascer só está esperando uma população atuante na política, que tenha orgulho de ser brasileira e que acredite verdadeiramente no país.

Espero, portanto, que não tarde muito para que a divisa do Brasão do Estado de São Paulo, ‘pro Brasilia fiant eximia’, frase em latim para ‘Pelo Brasil façam-se grandes coisas’ seja o lema de nosso governo e também de nossa população para que sejamos o país que tanto sonhamos.”