A divisão das Coreias

Ultimamente estamos ouvindo muitas notícias sobre a Coreia do Norte, que vem intensificando sua política de ameaça de ataques à Coreia do Sul e aos EUA. A aluna Mariana Ayoung Hyun, do 6º ano B, escreveu um pequeno texto explicando um pouco da história da divisão das duas Coreias.

“A divisão das duas Coreias começou no fim da Segunda Guerra Mundial. Desde 1910, o território era ocupado pelos japoneses, que se renderam após a explosão das bombas atômicas. Com a derrota dos japoneses, as Coreias foram divididas entre os soviéticos e os norte-americanos, as duas Coreias ficaram divididas por uma linha imaginária. A parte do norte ficou com os soviéticos e a parte do sul ficou para os norte-americanos. Em 1948, as duas Coreias criaram seu próprio governo, mas os habitantes das duas Coreias não estavam felizes com a divisão e uma Coreia queria dominar a outra, o que gerou conflitos dando início à Guerra da Coreia. Vários coreanos morreram por causa dessa guerra. A guerra terminou em 1953 e acabou como um desastre…

Agora, em 2013, a Coreia do Norte está ameaçando a Coreia do Sul e os Estados Unidos, com o lançamento de mísseis, será que uma nova guerra vem por aí?”