San Gennaro di Palestra Italia

Publicado em 31/03/13

Por Giulio Fortuna, 3B1.

San Gennaro (São Januário em português) nasceu em Nápoles ou Benevento, ambos no sul da Itália. Aos vinte anos de idade tornou-se bispo de Benevento, ao mesmo tempo em que se iniciava a última e mais sangrenta perseguição aos cristãos durante o Império Romano, a Perseguição de Diocleciano (303 dC a 313 dC). Durante a Perseguição, o rei Diocleciano emitia éditos para matar padres, bispos e todos aqueles que seguiam a religião cristã, com o objetivo de travar o expansionismo cristão que tanto aterrorizava os imperadores romanos pela doutrina engrandecer os mais humildes.  Foi nesse contexto em que o bispo Gennaro, ao visitar os diáconos Sósio de Miserano e Próculo de Pozzuoli, além dos leigos Eutíquio e Acúcio, foi aprisionado. Após ser encarcerado, muitos dizem que o bispo Gennaro tenha sido jogado aos leões e a fornalha, como se fazia com os cristãos. No entanto, sabe-se com certeza que no ano de 305 dC San Gennaro e seus companheiros foram decapitados tornando-se mártir da Igreja Católica.

No entanto, a devoção dos habitantes de Nápoles e de toda Itália, além de seus descendentes, advém não só de sua bravura, mas principalmente pelo fato do sangue de San Gennaro, guardado em uma ampola em Nápoles, se liquefazer anualmente no dia 19 de setembro, interpretado pelos napolitanos como um fenômeno de proteção a cidade para todos os dias. Esse milagre que acontece todos os dias 19 de setembro conquistou vários devotos cristãos na Itália. Com a imigração italiana para o Brasil, a devoção também atingiu os brasileiros com descendência italiana. No dia 19 de setembro, por exemplo, ocorre a festa de San Gennaro no bairro da Mooca em São Paulo, bairro típico de descendentes italianos.

Além disso, a devoção a San Gennaro também conquistou o futebol. A Sociedade Esportiva Palmeiras chamava-se antes Palestra Italia, já que foi fundada por imigrantes italianos que criaram um clube de calccio, tendo que mudar de nome devido a Segunda Guerra Mundial. Essa origem italiana do clube (mio anche) trouxe grande devoção ao santo pelos palmeirenses.”

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências Humanas

Workshop da UNESCO no Band

Publicado em 19/09/18

Um jogo, muita política

Publicado em 17/09/18