A Torá

Através do texto da aluna Beatriz Kopel, do 6º ano B, podemos conhecer um pouco do livro sagrado dos judeus: a Torá. Boa leitura a todos!

‘A Torá é o documento mais importante para a religião judaica e também muito importante para os arqueólogos e historiadores. Ela é dividida em duas partes: a primeira que é Mikra (também conhecida como Torá escrita) e a Torá Sheb’alpeh (também conhecida como Torá Oral).

Na Torá há 613 mandamentos, ou mitzvot. O primeiro mandamento fala: ‘Frutificai, e multiplicava-os, e enchei a Terra’, ele diz que é dever do homem casar-se e gerar filhos. A Torá e os livros judaicos trazem para nós a teoria de que nenhuma ideia é errada. Em Pessach, por exemplo, temos na Hagadá (um dos livros secundários dos judeus), que nós devemos tomar quatro copos e meio de vinho mas, quando a Hagadá foi feita, houve uma discussão entre os rabinos se deveriam ser quatro  copos ou cinco, então eles se decidiram por sete copos e meio para não ter nem vencedor nem perdedor e é isso que o judaísmo demonstra, igualdade e justiça.’