Machine Head faz 40 anos.

Publicado em 05/08/12

Este post é antológico: pela primeira vez  o “Histo é Blog” apresenta um texto de um professor de fora da cadeira de História, o professor de matemática Gleney Lolo, que dispensa qualquer apresentação. E que texto! Ele trata dos quarenta anos do Machine Head,  o melhor disco do Deep Purple.  Valeu Gleney, obrigado, e seja bem vindo a este espaço que é cada vez mais de todos!

“O Deep Purple é um conjunto de rock que fez muito sucesso nos anos 70 e Machine Head é o mais conhecido e, em minha opinião, o melhor álbum da banda. O Long Play (LP) foi gravado na cidade de Montreaux, na Suíça, com a utilização de um estúdio móvel de gravação dos Rolling Stones, pois as instalações de um hotel que utilizariam para a gravação pegou fogo e foi justamente esse incêndio que inspirou a faixa Smoke On The Water cujos ‘riffs’ são conhecidos por todos que aprendem a tocar guitarra; confira o som em http://www.youtube.com/watch?v=zUwEIt9ez7M. Você já conhecia esse “som”? Essa música já foi gravada dezenas de vezes por diversas bandas como Rainbow e Black Sabbath no período em que o vocalista Ian Gillan fez parte desses conjuntos. Essa música também aparece no jogo Guitar Hero. Outra música também muito conhecida é Machine Head que dá nome ao disco e cujo solo de guitarra de Blackmore é um dos meus prediletos. Você pode curtir todo o álbum em http://www.youtube.com/watch?v=rHX41wUyeyk.
O álbum atingiu o primeiro lugar nas paradas britânicas após uma semana de seu lançamento e nos EUA ficou muito bem colocado por mais de dois anos. Algumas revistas especializadas colocam Machine Head entre os 100 álbuns mais influentes de todos os tempos. É um clássico do rock. Quem gosta desse tipo de música precisa e merece conhecer.”

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências Humanas