A democracia brasileira vista por um anarquista

Publicado em 04/03/11

Acabei de receber um texto sobre a democracia brasileira de um rapaz que é uma usina de textos, o Ricardo Johnston da 3H3, ou ” Black Richard”, devido às suas preferências anarquistas (para quem não sabe, o símbolo do Anarquismo é a bandeira negra). Desta vez ele mandou uma reflexão sobre o Brasil usando como pretexo a demcracia brasileira. Seguem os trechos mais significativos:

“Podemos começar a dizer que a democracia brasileira é apenas uma grande piada com quem nela vive. Por ser uma democracia, as pessoas deveriam ter o direito de voto, portanto, apenas quem se interessa e julga entender de política votaria. Infelizmente, em nossa grande piada,  o voto é obrigatório, o que abre um leque de oportunidades para os políticos, que sempre são mal-intencionados, se elegerem. Então, o político mais honesto não será eleito, e sim, aquele que mais fez pela grande massa. Uma massa que vive na miséria e se contenta em receber uma pequena quantia do Programa Bolsa Família para sobreviver. E essas pessoas acham mesmo que o governo é muito bom em fornecer essas oportunidades (…).

Se voltarmos à Roma antiga, poderemos destacar a política do Pão e Circo, onde o Imperador oferecia a sua população diversão e alimentos. Os gladiadores são um exemplo dessa diversão, e enquanto o prisioneiro lutava com leões, funcionários do governo distribuíam alimentos. Essa ideia surgiu para manter a massa de desempregados, que tinham acabado de migrar para a cidade em busca de emprego, sem fazer revoltas, mantendo-a ocupada e alimentada. Se trouxermos esse conceito aos dias de hoje, veremos que o Bolsa Família não passa de uma esmola dada pelo governo para manter a população satisfeita, como o pão da política romana. E qual é o circo atual? Há vários adotados, mas nenhum deles se iguala ao futebol (…) Esse cidadão entretido e ocupado, não percebe o grande circo onde vivemos e onde somos os palhaços.”

É isso aí. Ele só esqueceu de mencionar o carnaval…

Comentários são bem vindos.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!